Pular para o conteúdo principal




O que é o Tarô, ou Tarot?

O que é o Tarô, ou Tarot?

O que é o Tarô, ou Tarot?

Conhecendo o Tarot

Tarô ou Tarot, qual o certo? 
É apenas uma tradução. 
Use o termo que gostar.


O Tarô é um oráculo fascinante, destina-se tanto as previsões, possibilidades e tendências dos acontecimentos, como aconselhamentos, diagnósticos...

Este oráculo é muito completo em sua essência, mas também pode ser associado a cabala, a numerologia, a astrologia, a radiestesia, a terapias holísticas, a magia.

A descrição do tarô consiste em um baralho de 78 cartas ou lâminas denominadas Arcanos que significam mistério, segredo, se dividem em dois grupos:

- Arcanos Maiores: 22 cartas com numeração do 1 ao 21, mais uma carta sem numero, a carta O Louco, considerado por alguns de numeração 0 ou numeração 22. A numeração de uma carta também é importante para calcular o Arcano Oculto em um jogo.

- Arcanos Menores: 56 cartas, que se dividem em 4 grupos de naipes, Ouros, Espadas, Copas e Paus. Por sua vez, cada naipe contém 14 cartas, que se dividem em 2 grupos, Corte e Numerados. A Corte contém 4 cartas, sendo elas Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei. Os Numerados contêm 10 cartas numeradas do Ás ao Dez.
Os Arcanos Menores do tarô muito se assemelham ao baralho comum.



 A origem do tarô ainda é oculta, não se sabe ao certo “como tudo começou”. Várias fontes citam os egípcios como seus criadores, assim como ter sua origem vinda dos ciganos, ou de Atlântida. Continua um segredo, um mistério como o próprio nome Arcano, sugere.

vários baralhos de cartas no mercado que se denominam tarô/tarot, segundo a literatura apenas aqueles que contém a estrutura de 78 cartas, devem ser considerados como tarô. Portanto para ser tarólogo é necessário conhecer o simbolismo dessas 78 cartas.

Pode haver  diferença entre ser tarólogo e ser cartomante. Para ser tarólogo tem que saber ler tarô! Cartomante lê outros conjuntos de cartas como o baralho comum, baralho wicca, baralho da vovó cigana, cartas ciganas, e demais baralhos que não possuem essa estrutura de 78 cartas. Todos que leem cartas, independente do baralho utilizado é um cartomante. Todo tarólogo é um cartomante, mas nem todo cartomante é um tarólogo.

Eu joguei muitos anos com o baralho comum, posso dizer que os significados das cartas mudam muito se comparados aos Arcanos Menores do tarô. Hoje utilizo o tarô nas minhas consultas, e também jogo com as cartas ciganas. 

Há muitos mitos que cercam o tarô, um deles é dizer que precisa de dom para ler o tarô. Isso é um ledo engano. A pessoa precisa, ter dom de estudar, querer aprender, se dedicar. Esse caminho é árduo, por que o estudo é constante na medida em que as descobertas são feitas, o que torna o aprendizado mais fascinante, aguçando assim a curiosidade e a vontade de se aprofundar mais nesse saber.

Ler o tarô intuitivamente, esse lema não procede. Como pode alguém intuir algo que não conhece. Tarô são símbolos que precisam ser decodificados e não apenas imagem nas cartas. A intuição vem, depois que a pessoa conhece/estuda o simbolismo de cada Arcano.

Outro mito é dizer que os espíritos ou guias (segundo a crença de cada um) é quem responde pelas cartas. Isso também não faz sentido algum. Pode o tarólogo ser vidente, ter mediunidade aflorada, ver ou sentir os espíritos que estão presentes em uma consulta ou que acompanham o consulente, mas não serão esses espíritos que estarão “respondendo” pelas cartas. Então, o consulente ou iniciado não 
precisa ter medo ou receio quanto a isso. Tarô é acessado pelo inconsciente 
coletivo.

Consagração, rituais que envolvem o tarô. Não é necessário lançar mão desses “artifícios”, para fazer uma boa leitura de tarô. Depende muito da crença de cada um. Para os esotéricos assim como eu, fazer rituais simples ou pequenas magias, é muito bom para se conectar ao cosmos, a energia superior. Eu sugiro que cada pessoa, se baseando naquilo que acredita, crie seu próprio ritual, usando cristais, incenso, musica, ervas, fogo, água, talismãs e até palavras mágicas ou oração.

Ter uma toalha somente para abertura das cartas e um saquinho para 
guardá-las é essencial, tanto no sentido de preservar o baralho, quanto no sentido de respeitar esse oráculo, afinal com o tempo de uso, seu tarô parece que fala com você, será 
seu amigo, conselheiro e até fofoqueiro.

Hoje em dia, há muita literatura sobre tarô e posso dizer que alguns significados de um livro para o outro são muito diferentes. Sugiro que comece por livros que tenham o simbolismo das cartas e não aqueles que só contêm as palavras chaves que consistem em um significado resumidíssimo do positivo e do negativo de cada carta. Lendo o simbolismo das cartas, o entendimento é facilitado conhecendo o que representam as cores, vegetação, espadas, coroas, posição das mãos, rosto, postura corporal das imagens, e todos os elementos presentes em cada carta. 

Uma mesma carta apresenta significados diferentes em relação aos planos que ocupa em leituras sobre assuntos sentimentais, profissionais, saúde, espiritual, financeiro, para solteiros, casados, empregados, desempregados.

Métodos de tarô, esses são muito uteis e indispensáveis, cada carta ocupa uma casa especifica que esclarece uma parte do todo que é a questão/situação analisada, alguns são estruturados na geometria sagrada o que torna uma leitura muito mais apurada, pois saber a disposição de cada carta dentro de um método se tem uma noção se estamos analisando uma casa, voltada para o inconsciente ou consciente, assim como passado, presente, futuro, material, espiritual. A disposição das cartas dentro de um método é bem variada, podendo ser em circulo, quadrado, cruz, horizontal, vertical, triângulo.

Há algumas formas de dispor as cartas; jogar apenas com os Arcanos Maiores; jogar embaralhando todas as 78 cartas e jogar em pares que consiste embaralhar em separado os Arcanos Maiores dos Menores.
Jogar apenas usando os Arcanos Maiores, fica uma leitura incompleta, afinal o baralho consiste em 78 cartas e todas são importantes. 
Se o Arcano Maior é a ideia e o Menor é a forma que está ideia irá se manifestar, então o ideal seria jogar um Arcano Maior e um Menor por casa, que seria jogar em pares.

O importante para o estudante, iniciado, buscador é saber a necessidade de consultar várias fontes de informações, reciclar o conteúdo e aceitar aquilo que mais lhe agrada, aquilo que mais sentido tem para cada um. Assim se formam os tarólogos, através do aprendizado, da prática, das experiências. Cada qual tem seu jeito peculiar de consultar e ler as cartas.

Métodos

A palavra método vem do grego μέθοδος (méthodos, caminho para chegar a um fim).

Os métodos usados numa consulta de tarô, respondem perfeitamente uma questão/situação, por isso a necessidade de escolher um método adequado para esclarecer cada dúvida do consulente.
Cada método é composto por um determinado número de casas, cada casa responde uma questão específica dentro do método abordado. 
Um método pode ser composto por várias casas.
Em meu sistema de jogo, utilizo 2 (duas) cartas por casa, ou seja, um Arcano Maior e um Arcano Menor.

Alguns dos métodos utilizados em consultas.


Mandala 

Mandala é um método composto de 13 casas, (= 26 cartas) utilizada para analisar cada setor/área da vida do consulente, assim como analisar os eixos que unem 1 casa especifica a (s) outra (s) e casas derivadas que mostram como cada setor evolui.
Devido a complexidade e vasta informação vista em uma Mandala, eu analiso de 2 maneiras;
- Simples: Um panorama geral da vida do consulente, para um período de 6 meses.
- Completa: Uma forma mais abrangente, analisando eixos, casas derivadas e familiares, para um período de 1 ano.

Mandala Simples:
0- O caminho do destino para o consulente
1- Físico.
2- Dinheiro.
3- Comunicação/Parentes.
4- Lar.
5- Amores.
6- Trabalho/Saúde.
7- Casamento/Cônjuge.
8- Sensualidade/Alma.
9- Religião.
10- Realizações.
11- Amigos.
12- Conselho.

Mandala Completa:
0- O caminho do destino para o consulente
1- Físico/Personalidade/Ideias
2- Bens/Dinheiro/Finanças.
3- Ensino/Irmãos/Parentes/A Comunicação.
4- Família/Lar/Residências/Mãe.
5- Afetividade/Amores/Filhos/Sensualidade.
6- Trabalho/Saúde/Doenças.
7- Cônjuge/Associações/Relacionamento/Casamento.
8- Transcendência/Morte/Sensualidade/Magia/Senso/Alma.
9- Projetos/Religião/Ensino Superior/Viagens longas/Intuição/Mente.
10- Realizações/Destino/Posição Social/Dignidade/Realização Pessoal/Pai.
11- Amigos/Atividades em grupo/Coletivo.
12- Desafio/Inimigos ocultos. 

Templo de Afrodite

Descreve o quê o casal, pensa, sente, deseja um do outro e o futuro da relação para os próximos 3 meses. Tanto o consulente como o parceiro podem pensar de uma maneira, sentir e desejar de outra. (7 Casas = 14 Cartas).

Cruz Celta

Analisa a pergunta, os obstáculos, o quê o consulente sabe e não sabe em relação a pergunta, o passado, o futuro próximo, como o consulente esta em relação a pergunta, o ambiente, as esperanças e temores e o resultado a longo prazo. (10 Casas = 20 Cartas)

Sintonia

Mostra o clima entre o casal, o interesse de ambos, descreve o parceiro e o seu lado positivo e negativo, as intenções do parceiro, se há sintonia entre o casal, conselho para o consulente, e o futuro para um período de 6 meses. (8 Casas= 19 Cartas "3 extras")

Coração Partido

É analisado os sentimentos e os interesses do parceiro, o que ocasionou a separação, atitudes que o consulente deve tomar e se dentro de um determinado período haverá chances de reconciliação. (5 Casas = 10 Cartas)

Caráter

Considero este método bem fofoqueiro. 
Analisa como a pessoa se apresenta, como ela é realmente, quais as motivações e intenções com o consulente. (4 Casas = 8 Cartas)

Estrela de Davi

Bem abrangente este método, disposto em pentagrama. 
Analisa o passado, presente, futuro próximo, futuro a longo prazo, influências, obstáculos da pergunta e conselho. ( 7 Casas = 14 Cartas).

Conselho

Finalidade é aconselhar o consulente sobre uma questão/dúvida.
( 1 Casa = 2 Cartas)

Peladan

Analisa os prós e contras de uma situação presente, os acontecimentos vindouros, o resultado para a pergunta,  como o consulente está em relação a pergunta feita, ou mesmo no que se baseia a estrutura da pergunta.
(  5 Casas = 10 Cartas)

Método de Decisão

Analisa os acontecimentos (inicio, meio, resultado) dos caminhos pelo qual o consulente tem dúvidas. Pode se analisar mais de 2 opções/caminhos/decisões. ( 7 Casas = 14 Cartas " para 2 decisões)

Método de 3 cartas

Este método é muito eficiente, por sua simplicidade e objetividade responde muito melhor as questões ao invés de recorrer  apenas a uma carta para perguntas de sim ou não, por que independente do sim ou não existe o talvez também, que está ligado ao nosso livre arbítrio e/ou a interferência de terceiros.
Responde 3 pontos de 1 questão: Situação-Chances-Resultado ou Passado-Presente-Futuro ou Positivo-Negativo-Resultado ou Eu-Ele-Futuro ou ............ (3 Casas = 6 Cartas).



Estes são apenas alguns dos muitos métodos existentes.
Existem outros métodos específicos para saúde, espiritual, financeiro etc.
Todo tarólogo pode e deve criar seus próprios métodos ou adaptar os já existentes para suas necessidades.





Samantha, taróloga






E-book O Tarô da Saúde

Postagens mais vistas!

Combinações com Baralho Cigano Lenormand

Combinações  Baralho Cigano Lenormand 36 Cartas  Diversas Combinações  1. Cavaleiro 2. Trevo 3. Navio 4. Casa 5. Árvore  6. Nuvens 7. Serpente  8. Caixão  9. Buquê  10. Foice  11. Chicote  12. Corujas/Pássaros 13. Criança 14. Raposa  15 - Urso 16. Estrela 17. Cegonha  18. Cão 19. Torre 20. Jardim 21. Montanha 22. Caminho 23. Ratos 24. Coração 25. Anel 26. Livro 27. Carta 28. Homem 29. Mulher 30. Lírio/Flores 31. Sol 32. Lua 33. Chave 34. Peixes 35. Âncora 36. Cruz Veja também: Aprenda o Método Mesa Real o Grande Tabuleiro Conheça o Curso Online de Baralho Cigano Cartomante Profissional! Samantha, taróloga

Combinações Lenormand/Baralho Cigano – 8. Caixão

Combinações de Cartas Lenormand/Baralho Cigano 8. Caixão  8. Caixão + 1. Cavaleiro - Um novo começo. - Renascimento. 8. Caixão + 2. Trevo - Algo bom sai de um final. - Segunda oportunidade. - Nova existência. 8. Caixão + 3. Navio - Em movimento. - Migração. 8. Caixão + 4. Casa - Remodelação. - Mudança de residência. - Deslocamento forçado pela família. 8. Caixão + 5. Árvore - Doença. - Fragilidade. - Boa saúde. 8. Caixão + 6. Nuvens - Doença mental. - D epressão. - Libertação seguinte. 8. Caixão + 7. Serpente - Grandes problemas. - Médico. 8. Caixão + 9. Buquê - Recuperação. - F uneral. - Falta de disciplina. 8. Caixão + 10. Foice - Acidente. - Sacrifício. - Transformação drástica e repentina que pode revelar-se benéfica ao longo do tempo. - Operação cirúrgica. 8. Caixão + 10. Foice + Carta Positiva - Mudanças radicais. 8. Caixão + 10. Foice + Carta Negativa - Doenças. - Perda de empr

Combinações Lenormand/Baralho Cigano – 7. Serpente

Combinações de Cartas Lenormand/Baralho Cigano  7. Serpente  7. Serpente + 1. Cavaleiro - Apoio. - Notícias de uma mulher. - Antipatia. - Prudência a respeito dos conselhos dos outros. 7. Serpente + 2. Trevo - Mulher de sorte, - Reparação, - Boa oportunidade. - Estratégia de sorte. 7. Serpente + 3. Navio - Problemas com uma viagem. - Uma viagem por ou com uma mulher. 7. Serpente + 4. Casa - Problemas em casa. - Problemas de encanamento. - Falsidade. - Traição. - Jogo duplo de uma pessoa que confia. 7. Serpente + 5. Árvore - Mulher doente. - Médica. - Relacionamento extraconjugal. 7. Serpente + 6. Nuvens - Confusão. - Nenhuma solução. - Intriga descoberta a tempo. 7. Serpente + 8. Caixão - Uma série de problemas. - Pondo fim a uma mulher ou uma mentira. - Afastamento de inimigos. - A mulher idosa. 7. Serpente + 9. Buquê - Duas mulheres. - Mulher feliz. - Resolução positiva. - Inveja pela

Combinações Lenormand/Baralho Cigano – 24. Coração

Combinações de Cartas Lenormand/Baralho Cigano   24. Coração  24. Coração + 1. Cavaleiro - Novo amor. - Mensagem apaixonada. - Encontro importante e significativo. 24. Coração + 2. Trevo - Afortunado no amor. - Afeição afortunada. 24. Coração + 3. Navio - Relacionamento de longa distância. - Viagem romântica. - Lua de mel. - Amor por uma pessoa de cultura diferente. - Distanciamento emocional.     24. Coração + 4. Casa - Família amorosa. - Despertar de uma paixão antiga. - Amor pela família e a própria casa. - O amor por um homem. - Amor estável e consolidado.     24. Coração + 5. Árvore - Conexão cármica. - Problemas cardíacos. - Período fértil. 24. Coração + 6. Nuvens - Amor incerto. - Relação desonesta. - Paixão. - Crise temporária de um casal. - Perturbações a nível sentimental. - Pequena tristeza, mas nada de grave.     24. Coração + 7. Serpente - Caso. - Engano. - Mentiras. - Ciúme. - Amante.

Combinações Lenormand/Baralho Cigano – 10. Foice

Combinações de Cartas Lenormand/Baralho Cigano 10. Foice 10. Foice + 1. Cavaleiro - Um corte para permitir novas coisas que veem. - Mensagem súbita. - Repentino cancelamento de um compromisso. 10. Foice + 2. Trevo - Decisão de sorte. - Sorte repentina. - Renúncia. - Ruptura iminente. 10. Foice + 3. Navio - Viagem é cancelada. - Emigração. - Decisão importante sobre um negócio. 10. Foice + 4. Casa - A venda de uma casa. - Dificuldades com a casa ou na família. - Frieza.  - Relações sustentáveis com a família. 10. Foice + 5. Árvore - Cirurgia. - Extração. 10. Foice + 6. Nuvens - Incerteza. - Indecisão. - O passado volta para assombrá-lo. 10. Foice + 6. Nuvens. Anulação + Confusão ou problemas. Desaparece a confusão. Tudo parece esclarecido. 10. Foice + 7. Serpente - Ataque. - Cirurgiã. - Descoberta de uma traição no passado. 10. Foice + 8. Caixão - Conclusão. - Fim definitivo. 10. Foice + 9. Bu

Combinações Lenormand/Baralho Cigano – 14. Raposa

Combinações de Cartas Lenormand/Baralho Cigano 14. Raposa 14. Raposa + 1. Cavaleiro - Mensagem sobre um trabalho. - Novo funcionário. - Comerciante. - Viajante andarilho. 14. Raposa + 2. Trevo - Sorte no trabalho. - Promoção. 14. Raposa + 2. Trevo ou 30. Flores ou 31. Sol - Possível reunião de trabalho. - Promoção. 14. Raposa + 3. Navio - Viagens de trabalho. - Problemas com uma viagem. - Negócios turvos. - Mudança para o exterior devido ao trabalho. 14. Raposa + 4. Casa - Problemas com uma casa. - Familiar enganosa. - Trabalhar em casa. - Trabalho à domicílio. 14. Raposa + 5. Árvore - Profissional de saúde. - É possível um diagnóstico errado. 14. Raposa + 6. Nuvens - Funcionário desonesto. - Incerteza no trabalho. - Ação de algo louvável. 14. Raposa + 7. Serpente - Mentiras. - Engano. - Perigo. - Introversão. - Golpe no trabalho. - Ambiente não muito bom. - Más línguas. - Mentiras. - A fraud